sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Pesquisa In Loco Museu Araranguá

Está em exposição no museu de Araranguá Memoria Visual e Musical- Registro de um Tempo.



cartaz de publicidade da exposicao


Uma exposição muito completa sobre a historia de cinema, músicos e fotógrafos de Araranguá, desde os seus primórdios.
Na década de 30 o primeiro cinema na praia da cidade, Morro dos Conventos, o Cine Gloria. Alem de ser uma novidade para os moradores, na época a cidade recebeu muitos visitantes por causa do cinema.
Após uns anos, houve um incêndio no local.


maquina de assistir filme para casa - imagem do museu


imagem ampla de dentro do museu


Na década de 50, no centro de Araranguá, surge o Cine Roxy, frequentado todas as noites pelos moradores, admiradores e curiosos. 9 anos depois o Cine Roxy muda de endereço, há poucos metros de distancia. O que não mudou o movimento de recinto.



foto antiga da fachada do Cine Roxy

Hoje em Araranguá, o Cine Caverá pode suprir a falta deles, mesmo tendo pouco movimentos causado por sua localidade.
Há rumores de que ate fim de 2012 sairá um cinema com direito ao 3D no Center Fabricas, que atualmente está sofrendo modificação para comportar mais lojas e supostamente o cinema. Tomará.

Bernardino de Senna Campos, em 1894, foi o primeiro fotografo da cidade, pode-se assim dizer. Seguido em 1941 pelo Jose Genaro Salvador. As fotos na época levavam ate 40 dias pra serem reveladas, pois se tirava a foto, levava-se para Porto Alegra (RS) para revelar e as trazia para os clientes. Mas isso não era problema, e sim uma festa quando a fotografia chega as mãos dos clientes ansiosos.




Manuel Jose Pereira iniciou na década de 50 em Sombrio, cidade vizinha, suas fotografia. em 1960 veio para Araranguá com a família e inaugura o primeiro estúdio de fotos, Foto Pereira. em 1985 a loja fecha, mas ele continua com sua atividade por mais alguns anos.

Querino  Mazzuco já aos doze anos fotografava com seu tio em Criciúma, cidade vizinha, e em 1965 abre filial de seu tio, Foto Zapellini Mazzuco, que em 1969 passa a ser Foto Mazzuco, que perdura ate os dias de hoje.

Nilton Cezar Grechi abre uma loja em Porto Alegre, incentivado por Querino, chamada de Foto Akiko. em 1974 traz filial para Araranguá. a loja continua aberta atualmente.

Ate os dias de hoje muitos fotógrafos existiram de Araranguá, alguns ganharam destaque como: Vergilio Moises Geremias em 1940, Nelson M Fraga  que também trabalhava com TV, Tadeu e Rosa Melo na década de 70 ate 90, Pedro Silva em 70, Enio Frasseto em 80. e muitos outros fotógrafos.


painel com imagens de todas os grupos musicais de Araranguá da época - imagens do museu



Grupos musicais existiram desde 1950, com Cardeal e Cardozinho, que anos depois seguem carreiras solo.
Na decada de 50 Benhamin e Rosinha Valin lançam o primeiro disco. Em meados da década de 70 surge o João Medalha, com atividades nos dias atuais. O conjunto Serenata Show surge em 1944, fazendo jus ao nome com serenatas. O Grupo Fantástico, era fantástico por tocar nos bailes vários tipos de musicas, o que agradava a todos.

 A Banda Ardentia foi a primeira banda de Rock'n Roll da região em 1980. Seguindo o gereno, em 1985 a Banda Scorpions, que hoje continua com algumas modificações.
Em todo esse tempo de 1950 ate meados de 1990, surgiram muitos cantores, bandas, conjuntos... Muitos deles, inclusive alguns citados faziam seus próprios instrumentos ou ate mesmo inventavam alguns, como o cerrote e afinadores.



cubo superior: primeira imagem de João Medalha, segunda imagem do primeiro coral de Araranguá. cubo inferior: Banda Scorpions. loga atras, roupas de Benjamin e Rosinha Valin.



Araranguá pode ser uma cidade relativamente pequena hoje. Porem, antigamente foi polo de muitas coisas. E claro, vale conferir de perto essa historia.

Memoria Visual e Musica l- Registro de um Tempo fica em exposição ate junho/julho de 2012.


imagem da fachada do museu Histórico de Araranguá.



Fazendo uma ponte com a moda. pode-se usa tudo como base de inspiração. Fazendo uma releitura das roupadas da época ou usando mesmo o elementos como inspiração. Por exemplo, usar como estampa corrida para um vestido as tiragens do filmes, ficaria muito bonito.


Aproveitem a exposição e deixem a imaginação fluir.










.

Nenhum comentário:

Postar um comentário